Para viabilizar a sua empresa, é preciso ter perfil empreendedor, conhecer a realidade do mercado e organizar um plano de negócios. De acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), é importante seguir alguns passos para que os planos saiam realmente do papel:
- desperte seu espírito empreendedor – o primeiro passo para alcançar o sucesso é descobrir se você já tem as características do empreendedor. O perfil e o talento do futuro empresário são fundamentais para o sucesso do negócio.
- verifique: o negócio é viável? – antes de dar entrada na papelada para abrir o negócio, o empreendedor precisa saber se seu negócio é viável. Para isso, deve coletar informações, que darão subsídio à elaboração do plano de negócios, documento que ajuda a tornar a empresa realidade.
- informe-se! – a terceira iniciativa é organizar as informações coletadas. O planejamento proporciona uma visão mais clara e consistente sobre o desenvolvimento da empresa em metas alcançáveis.
- cuide das finanças – identifique se o projeto trará retorno financeiro.
Você tem perfil para abrir uma empresa?
Muitas pessoas vivem sonhando em ter sua própria empresa. A maioria delas tende a enxergar apenas vantagens: conciliar vida pessoal e profissional, não ficar subordinado a um chefe, tirar férias quando quiser, determinar seus próprios horários.
No entanto, passar de empregado a dono do negócio, abrindo mão inclusive da segurança financeira do trabalhado assalariado, pode ser um pouco mais difícil do que se imagina.
Embora seja nítido o crescimento das micro e pequenas empresas no Brasil, sabe-se também que muitas delas não sobrevivem aos primeiros anos de vida, em razão da competição do mercado e, sobretudo, da falta de orientação adequada para a condução do empreendimento.
Assim, antes de tomar qualquer atitude, é preciso parar e avaliar: você tem perfil para abrir uma empresa? Responda às seguintes questões:
- Você está preparado para se dedicar integralmente?
- Como você se relaciona com as pessoas?
- Você sabe lidar com dinheiro?
- Qual seu grau de aversão a riscos?
- Você se considera organizado e rápido na tomada de decisões?
Além da organização, o empresário deve ter ainda em seu perfil o dinamismo, para que se dedique às diversas atividades, além de capacidade para decidir rapidamente qual o caminho a seguir.
Saiba como adotar uma atitude empreendedora
Uma atitude empreendedora não é característica apenas de quem gere sua própria empresa. No ambiente profissional, este é um perfil muito procurado, que garante crescimento na carreira e destaque entre os colaboradores.
Para adotar essa nova mentalidade, é necessário reconhecê-la como importante e mostrar disposição à mudança. Algumas características descrevem a postura empreendedora. Veja só:
- capacidade de assumir responsabilidade pelas suas escolhas;
- coragem para assumir riscos;
- facilidade para enxergar oportunidades, mesmo nos momentos difíceis;
- autoconfiança para tomar decisões e fazer o que for necessário;
- espírito de equipe e liderança;
- persistência na busca por atingir objetivos;
- mesmo como colaborador, tomar para si os desafios e as atribuições de seu cargo;
- habilidade de planejamento;
- perseverança e resiliência;
- interesse pela inovação;
- humildade para aprender com os próprios erros e com os erros alheios;
- habilidade para aprender rápido;
- disciplina e organização;
- habilidade para fazer estabelecer, e ampliar, sua rede de contatos (networking).
Crédito do autor: